Reportagem Assembleia Geral de outono

A 59ª Assembleia Geral da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal decorreu entre 22 a 25 de outubro, no Monte Esperança (Fanhões). Foi um tempo de comunhão, com cerca de 180 participantes, e deu continuidade ao estudo acerca do “ADN pentecostal, hoje!”, desta feita incidindo o foco em vários aspetos da igreja local.

Houve bons tempos de comunhão, e a visita de diversos irmãos. Durante as partes da manhã os tempos devocionais, com oração e adoração dirigida por alguns dos obreiros, foram preenchidos com reflexões várias acerca da igreja na atualidade, em várias vertentes, enriquecendo os presentes com várias notas do contexto atual eclesiástico e dos desafios da igreja neste tempo. Na terça feira, 22 de outubro, o pastor João Pedro Carvalho (Coimbra) apresentou um estudo acerca de “O que é uma igreja autónoma e o que é uma igreja independente”. “Estratégias para futuro da igreja em Portugal” foi o tema abordado na quarta-feira pelo pastor Paulo Branco (Almada, Presidente da Direção Nacional da CADP). O pastor Paulo Valadares Rosa (Lagos) apresentou um excelente estudo acerca de “A Igreja Cristã Pentecostal Contemporânea”, no dia 24. Na sexta-feira, foi a ver do pastor Dionildo Vidal (Porto) falar sobre “O que fazer quando se está a perder ou já perdeu a autonomia da igreja”.

Os diversos departamentos apresentaram os seus relatórios e planos de ação, cujas datas e eventos podem ser consultados mensalmente na página 49 desta revista. Foram tratados vários assuntos acerca da obra de Deus em Portugal. As regiões de obreiros do Norte e das Beiras fizeram, pela voz dos presidentes das respetivas regiões, pastores Samuel J. Lopes e João Pedro Carvalho, uma apresentação do panorama eclesiástico regional. Foram homenageados pelos seus 25 anos de ministério os pastores Alexandre Samuel e Isabel Lopes; José Manuel e Licínia Silva, Michel Cruz (esposa Dina Cruz não estava presente), Paulo e Paula Veiga, e Paulo e Carla Pimenta Cardoso. Pelos 40 anos de ministério foram homenageados os pastores Paulo Branco e Ana Mary Baizán, Jacinto e Teresa Pereira, Carlos e Nini Salgado, Daniel e Mónica Monteiro, e Manuel e Alina Joana.

Em paralelo decorreram duas reuniões do Departamento de Mulheres em paralelo. A Casa Publicadora apresentou o segundo livro do pastor Humberto Teixeira (Clermont-Ferrand, França), Em Transformação, seguindo-se uma sessão de autógrafos. A missionária Isabel Ricardo Pereira também esteve presente para uma sessão de autógrafos do livro Onde Estás?, lançado na VI Conferência Nacional de Mulheres.

De salientar uma mudança relativa à data e programa da próxima Assembleia Geral. A 60ª Assembleia Geral Ordinária CADP, seguida pela Formação “Evangelizar para crescer será de 9 a 13 de junho (antecedida pelo Conselho geral no dia 8). A Assembleia Geral destina-se aos sócios individuais e coletivos da CADP, e a formação estará aberta a todos os membros dos ministérios locais e cônjuges. Mais informações serão dadas nos próximos meses. Oramos para que Deus continue a abençoar cada serva e servo Seu que leva a mensagem do Evangelho na região onde está, pelos órgãos sociais da CADP, os vários departamentos e suas equipas, para que o Seu Reino cresça em número e em santidade.

Leia a reportagem completa na revista Novas de Alegria de janeiro 2020