Departamento Infantil Nacional

 

Inscrições para a formação de professores AQUI

 

 

O amor de Deus pelas crianças está descrito ao longo de toda a Bíblia, desde o Antigo Testamento, em que Deus ordena aos israelitas que ensinem os seus filhos e netos (Deuteronómio 4:9-10; Deuteronómio 11:18-19; Êxodo 12:24-27; Salmos 78:6-7); até ao Novo Testamento, onde Jesus mostra a importância que as crianças têm (Marcos 10:13-14) e Paulo escreve aos “santos” e “fiéis”, incluindo os filhos de todas as idades (Efésios 1:1; 6:1).

A Bíblia ensina que é nosso privilégio e dever ensinar as crianças acerca de Deus, evangelizando-as e ensinando-as nos Seus caminhos. É nossa responsabilidade ensiná-las a não se conformarem com a realidade atual da sociedade e ideologias a que, cada vez mais, desde muito cedo, estas estão sujeitas e que são contrárias à Palavra de Deus.

Dada a realidade do movimento das Assembleias de Deus em Portugal, sabemos que existem muitas igrejas/congregações e, cada uma delas, com a sua própria Escola Dominical. O objetivo do Departamento Infantil Nacional, nesta área, será potenciar cada uma delas, através de apoio e orientação direta a cada Escola Dominical.

Dentro da estrutura da Escola Dominical, ministério de discipulado e de alcance/evangelização, alguns dos objetivos são:

Conhecer a realidade nacional no que às Escolas Dominicais diz respeito, proporcionando a oportunidade de cada professor e superintendente da Escola Dominical comunicar a sua opinião, dificuldades sentidas e em que áreas necessita de apoio.

Pretende-se, também, criar uma base de dados, para que exista uma noção, a nível nacional, de quantos professores estão ativos e quantos alunos assíduos frequentam as nossas Escolas Dominicais. Esta base de dados servirá também para partilha de informação e recursos didáticos.

A coordenação do mesmo, juntamente com os delegados regionais, tenciona dinamizar formações e encontros de professores, assim como eventos a nível nacional para crianças.

É nosso objetivo, também, fornecer a cada região e/ou igreja que assim o desejar, formação na área da Escola Dominical, com a presença dos professores, jovens que têm potencial para serem professores num futuro próximo, responsáveis de congregação, superintendentes e pais/encarregados de educação que estejam interessados. Dentre as várias áreas da Escola Dominical, uma das que pretendemos incidir é, sem dúvida, o Evangelismo Infantil de Rua.

“A capacidade de crer se acha mais na criança do que no adulto. Nós nos tornamos menos capazes de fé, em vez de mais capazes: cada ano leva a mente não regenerada para mais longe de Deus, e a torna menos capaz de receber coisas de Deus.”

“O preço da alma não depende de quantos anos se tem.”

(SPURGEON, Pescadores de Crianças)