Foi entre os dias 25 a 27 de maio de 2021 que decorreu no Monte Esperança, em Fanhões, a 62ª Assembleia Geral da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal (CADP). Cumprindo todas as normas da DGS, estiveram presencialmente cerca 150 irmãos e irmãs. Mais de uma dezena de irmãos das ilhas e emigração participaram via Zoom.
Nesta Assembleia Geral o pastor Paulo Branco fez um ponto de situação geral, como Presidente da Direção da Convenção das Assembleia de Deus em Portugal. Houve oportunidade de ouvir os relatórios financeiros, do conselho fiscal e de atividades de 2020, a nível geral. Os diversos departamentos também fizeram uma breve apresentação do que têm realizado. Mesmo com os constrangimentos que a pandemia trouxe, reajustaram-se e continuaram as suas atividades. Neste tempo foi também criada a NA rádio, conforme temos noticiado. Foram tratados outros assuntos práticos relativos ao movimento. Também decorreu a apresentação de duas regiões e das suas atividades (zona Sul e Ilhas). À margem desta Assembleia Geral, realizou-se a Assembleia Geral do MEIBAD.
Os tempos devocionais foram de grande bênção e envolvimento espiritual dos convencionistas, quer nos tempos de oração, quer nos tempos de adoração. Estes cultos a Deus ficaram também marcados pelas mensagens, trazidas por vários servos de Deus. Na 3ª feira, dia 25, o pastor Manuel Matos, da Assembleia de Deus na área de Caldas da Rainha, partilhou acerca do investimento nos ministérios das igrejas locais.
Na 4ª feira, a Palavra de Deus foi partilhada pelo pastor Osmar Silva, missionário das Assembleias de Deus dos EUA a servir no nosso país com a mulher, Linda Silva, na área de Almada e no cuidado e apoio a obreiros. O nosso irmão falou acerca do desgaste de quem serve a Deus no ministério e da necessidade de sermos vigilantes e preventivos quanto à saúde física, emocional e espiritual. Na última mensagem, dia 27, o pastor Tiago Pereira (Sotavento Algarvio) falou acerca de investirmos nos mais novos – focando os adolescentes e jovens – dando pistas sobre como o podemos fazer, através do evangelismo, ensino e acompanhamento.
Foram homenageados os casais que completaram 25, 30 e 40 anos de ministério. Com 25 anos de ministério foram homenageados os pastores Francisco Ribeiro e a esposa, Susana (por Zoom); Alexandre Carvalho e a esposa, Paula; José Roque e a esposa, Rosa; e António Rívero Paulino e a esposa, Ana. Com 30 anos de ministério foram homenageados os pastores António Almeida e a esposa, Fátima; Luís Amaral e a esposa, Ilda; António Ramalho e a esposa, Inácia. Com 40 anos de ministério, foram homenageados o pastor José Manuel S. S. Pereira e a esposa, Dina.
As Assembleias Gerais da CADP são um tempo de comunhão, encorajamento, partilha, informação e decisão, importantíssimo para todos os irmãos e irmãs que fazem parte dos ministérios locais deste Movimento com mais de 100 anos de História. Oremos para que Deus continue a dar visão, ânimo e força a todos os que O servem – em especial àqueles que estão em liderança nacional, regional e local das Assembleias de Deus portuguesas.