Formação DIN setembro 2020

Nos dias 12 e 19 de setembro, o Departamento Infantil Nacional da CADP (DIN) realizou uma formação online para professores e superintendentes de Escola Dominical (ED), via Zoom, com o tema “Prepara a Tua Mochila”.

Pelo facto de muitos formandos não terem disponibilidade de assistir no dia 12, o DIN disponibilizou a mesma no dia 19 de setembro, sendo feita uma sessão de esclarecimento. Esta formação contou, nas duas datas, com a presença de 150 irmãos de todo o país. Na abertura, tivemos uma introdução pela evangelista Maria Paulino, responsável do DIN, seguida de uma palavra do pastor Samuel Antunes (Vice-presidente da CADP e da Aliança Evangélica Portuguesa). As formadoras foram as irmãs Tânia Pinto, Cristina Carvalheiro e Rute Antunes (Coordenação do DIN), tendo ainda contado com alguns irmãos como moderadores num tempo de partilha em grupos.

Estando nós num contexto pandémico, fiquei especialmente agradada pela preocupação do DIN em fornecer orientações para um regresso às aulas presenciais em segurança e cumprindo as regras da D.G.S. Creio que fomos todos muito bem esclarecidos sobre o cenário que temos diante de nós e situações a acautelar. A palavra de ordem foi “prudência”.

 

Neste sentido, foi-nos apresentado um documento orientador, para adaptação dos nossos planos de contingência ao regresso das aulas da Escola Dominical. Sendo que o “medo” é um tema muito presente, a equipa do DIN lembrou-nos de como ele influencia as nossas vidas e colocou-nos o desafio de o encararmos como mecanismo para um trabalho mais dependente de Deus, mais dedicado, melhor organizado e mais responsável. Foi realçado o privilégio e oportunidade do professor na relação de proximidade com os alunos e famílias e das suas responsabilidades. Queremos ser achados a trabalhar!

Houve ainda tempo para meditar sobre “Como vencer os inimigos da Escola Dominical”. Situações como: falta de visão, de diversidade e profundidade nas matérias, ausência de relação com a comunidade externa à igreja, e de uma linguagem acessível, podem colocar impedimentos ao bom trabalho e resultados da Escola Dominical. Foi francamente desafiadora a ideia de olhar criticamente o trabalho que temos feito, de forma a aperfeiçoá-lo. Foi grandemente reforçada a importância da vocação para o ensino e de um trabalho bem planeado.

O recurso às novas tecnologias na Escola Dominical foi também assunto do dia. Foi assim lembrada a iniciativa deste departamento, fornecendo propostas de videochamada para os professores usarem no tempo do confinamento (26 planificações partilhadas no Facebook). Foram-nos dadas instruções de gestão e utilização, nomeadamente da aplicação Zoom.

Antes do tempo de partilha em grupos, tivemos ainda um tempo para um olhar pedagógico sobre o programa da Escola Dominical. Falou-se de haver um objetivo em cada aula, da aplicação prática, tema, história bíblica escolhida, versículo-chave, oração, músicas, atividades e da interação com os pais e famílias.

Esta formação, como outras anteriores, reforça o valor da Escola Dominical e seus intervenientes, e foi imensamente enriquecedora para a motivação e incentivo de todos e também na capacitação para o seu exercício prático.  Muito obrigada à equipa do DIN. Dou graças a Deus pela vossa disponibilidade, sentido de oportunidade, de serviço e responsabilidade. Deus vos abençoe a todos e… tenhamos todos um bom e abençoado ano letivo! 

Sandra Raio
Setúbal