Desconfinados? O que significa? Será que estamos mesmo desconfinados ou nem por isso? Para descobrir a resposta a estas e outras perguntas a Equipa ADJ preparou um tempo especial, de regresso aos retiros, com muitas novidades. O Retiro CB Verão aconteceu de 16 a 20 de agosto, no Monte Esperança, e levou os campistas dos 12 aos 25 anos a uma viagem no tempo, até ao princípio da Igreja, onde puderam aprender quem são, no que é que acreditam e como Deus deseja que vivam, tendo sempre como fundamento a Palavra de Deus.
Antes do retiro, realizou-se uma semana de oração, por temas muito específicos, e pela graça de Deus, isso resultou em proteção, em vidas tocadas e libertas, na resposta positiva dos adolescentes e jovens aos desafios de Deus. Pela Sua graça tivemos reuniões muito abençoadas, conversões, curas, batismo com o Espírito Santo, confirmação de chamada, etc.
Diariamente, cerca de 250 pessoas entre campistas, Equipa ADJ, voluntários e alguns convidados para os ateliers, estiveram no Monte Esperança para aprender mais da Palavra, louvar a Deus e conviver. Na reunião de abertura, esteve connosco o pastor Paulo Branco, Presidente da Direção Nacional da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, que incentivou os jovens a procurarem Deus e servirem-No. Também explicou as melhorias que têm sido feitas no espaço do Monte Esperança, e que, querendo Deus, a CADP vai continuar a fazer.
O programa foi feito a pensar no recomeço dos retiros nacionais, com muitos campistas novos. As manhãs começavam com um devocional, em grupos com gente de várias igrejas. Depois, os campistas até aos 14 anos estavam na capela e os restantes no templo. O tema era o mesmo, mas a forma de apresentar era adaptada à idade. Numa das manhãs o pastor Paulo Gomes, Diretor do MEIBAD, apresentou aos jovens os vários cursos que o Instituto Bíblico tem para oferecer.
Da parte da tarde houve ateliers para todos os gostos, na 4ª e 6ª feira: Autoestima, Defesa da fé, Evangelismo pessoal, Gestão de conflitos, Louvor, Robótica e Evangelismo criativo de crianças. Neste último atelier tivemos a participação do Castelo do Rei Portugal, liderado pelos missionários Bryan e Lesly Garcia, acompanhados de uma equipa internacional deste ministério. Na 5ª feira aconteceu o I Love CB, uma atividade tipo gincana, com destreza bíblica, muito animada e que teve uma equipa vencedora – a revelação só aconteceu na última noite! E, claro, todas as tardes houve tempo para dar um mergulho na piscina!
Neste triénio 2021-2024 o ADJ quer que os jovens e adolescentes sejam parte mais ativa no alcance de outros. Por isso, à semelhança do que fizemos no [re]START e do 13º Encontro Nacional de Liderança Juvenil, nos quais 10% do valor das inscrições do reverteram para o Departamento Nacional de Missões, neste retiro os cultos da noite tiveram um cariz especial.
Quer os adolescentes e jovens (até aos 35 anos) e líderes (professores de EBD, elementos das comissões juvenis, líderes de jovens, etc.) que eram visita, quer os campistas, foram desafiados à generosidade. Recolheram-se artigos de higiene e material escolar para o Lar de Betânia, e fundos (inscrições e ofertas) que reverteram na totalidade para apoiar as missões da CADP.
Os campistas tiveram também à sua disposição merchandising exclusivo e ainda livros e Bíblias, resultado da parceria que o ADJ tem com a CAPU. Esta tem permitido colocar, em todos os eventos presenciais desde o início do ano, livros a preços acessíveis, previamente selecionados e adequados a cada evento segundo o tema, faixas etárias e sessões formativas, onde o objetivo é abençoar a CAPU, sem fins lucrativos para o departamento.
A nossa gratidão aos que estiveram envolvidos no retiro e que, direta ou indiretamente, o tornaram possível!
Equipa ADJ