“Capacitação da Liderança para o Ministério” foi tema de Assembleia Geral

Decorreu no Monte Esperança, em Fanhões, a 69ª Assembleia Geral da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal (CADP). Foi entre os dias 28 a 30 de maio de 2024, contou com presencialmente com cerca de 180 participantes entre sócios, cônjuges e visitas, e de vários irmãos das regiões autónomas, emigração e missão externa que participaram via Zoom. 

As Assembleias Gerais da CADP são um tempo de comunhão, encorajamento, partilha, informação e decisão, importantíssimo para todas e todos os que fazem parte dos ministérios locais deste Movimento com mais de 110 anos de História. Nesta 69ª AG, nos habituais tempos devocionais, que decorreram todas as manhãs, além dos momentos de louvor e oração, os convencionistas foram desafiados por Deus através dos pastores convidados a ministrar.

O pastor Randy Carter (atualmente a servir ao lado do pastor Shanks na City Hills Church em Knoxville, Tennessee EUA), foi um dos oradores e partilhou a Palavra de Deus. “Foi gratificante iniciar esta convenção ouvindo uma pregação tão inspiradora para todos os servos de Deus” explicou, Isabel Pereira, obreiras de Alverca do Ribatejo, “Desafiados a sonhar e a saber sonhar os sonhos que Deus nos dá, tendo como exemplo a José, o ‘pai’ de Jesus. Sem dúvida que foi um tempo de consolo, de inspiração, de encorajamento, e de ensino, mas também de restauração para alguns. Precioso foi o tempo final, quando em pequenos grupos pudemos partilhar os nossos principais sonhos e orarmos uns pelos outros, sentindo o coração e abraçando aqueles que caídos num vazio, nesse dia puderam receber do Espírito Santo promessas para as suas vidas. A Deus toda a Glória.”

O pastor Brandon Shanks, presidente da City Hills Church em Knoxville, Tennessee, EUA, foi outro dos oradores desta AG. “A pregação de quinta-feira foi muito edificante. Destacaria a parte em que ele ministrou sobre as suas inseguranças, sobre o medo do ministério não prosperar. Essa insegurança levou a que cometesse muitos erros, inclusive deu cargo a pessoas que não deveria ter dado. Falou sobre o processo de cura em relação às suas inseguranças e também como Deus deu ousadia e determinação para cumprir os seus planos no seu ministério. Deus tem cura para as nossas mágoas no passado. Exortou-nos a reconhecer quem nós somos em Cristo: ‘tu não és o teu passado, tu não és aquilo que aconteceu contigo em criança, tu não és o que os outros dizem a teu respeito, tu não és aquilo que vez negativo quando olhas para o espelho, tu és um filho amado por Deus, Deus pôs um espírito dentro de ti, há uma unção na tua vida’”, explicou o pastor Pedro Cartaxo (Évora)

Nesta Assembleia Geral o pastor Paulo Branco, presidente da Direção Nacional da CADP, fez um ponto de situação geral, como Presidente da Direção da Convenção das Assembleia de Deus em Portugal. Houve oportunidade de ouvir os relatórios financeiros, do conselho fiscal e de atividades de 2023, a nível geral. Os diversos departamentos também fizeram uma breve apresentação do que têm realizado. Foi dado início ao processo eleitoral para o triénio 2024-2027, com a apresentação da lista que se propõe à Direção Nacional. À margem desta Assembleia Geral, realizou-se a Assembleia Geral do MEIBAD.

No dia 28, o irmão António Silva, Diretor executivo da CAPU, apresentou alguns dados da empresa e as suas promoções. A revista BSteen irá adaptar-se à presente conjuntura económica e às necessidades atuais dos adolescentes. A revista continuará a existir, mas a partir de janeiro de 2025 passará a estar disponível numa plataforma digital de acesso gratuito, e a reforçar a sua presença nas redes sociais. As revistas Novas de Alegria e Boa Semente continuarão a estar disponíveis no formato de papel.

 Decorreu o lançamento de mais um livro das Edições NA, desta vez da autoria dos missionários Drs. Osmar e Linda SOS Família. A obra teve apresentação da Diretora de Publicações da CAPU, Ana R. Rosa, e a intervenção do pastor João Pedro Carvalho que teceu algumas considerações acerca da importância do tema, tendo em conta a experiência dos autores, além do propósito de apoio missionário do livro. Antes da sessão de autógrafos, os autores também apresentaram o seu agradecimento aos vários intervenientes e o seu propósito na realização desta obra.

Foi apresentada a Global Church Network (GCNW.tv), uma coligação de mais de 2650 ministérios cristãos e denominações um pouco por todo o mundo, com o objetivo de mobilizar esforços e construir uma comunidade global de pastores de excelência, para ajudar a completar a Grande Comissão até 2030 (Finish2030.com). Esta apresentação foi realizada pelo Dr. James O. Davis, fundador da Global Church Network.

Como tem sido apanágio nos últimos anos, o Departamento de Mulheres da Convenção, organizou um almoço para todas as obreiras. Foi um tempo muito agradável, de convívio entre as várias irmãs que participaram, onde não faltaram diversas surpresas.

Oremos para que Deus continue a dar visão, ânimo e força a todos os que O servem – em especial àqueles que estão em liderança nacional, regional e local das Assembleias de Deus portuguesas.

ARR