Em agosto, o ADJ desafiou os campistas a desconfinar… e na pausa letiva do Carnaval (de 18 a 21 de fevereiro) o convite era outro: viver “De pernas para o ar?” Sim, este foi o tema do Retiro CB Inverno 2023, que teve lugar, no Monte Esperança – preparado pela Equipa ADJ e o restante staff que tornou o retiro possível.
Vieram adolescentes e jovens de todo o Portugal e da Emigração, e alguns líderes responsáveis por eles aceitaram o desafio de vir a acompanhá-los. Houve oportunidade para conhecerem novos amigos, de servir a Deus das mais diversas formas (faxinas incluídas!!!) e de serem despertados por Deus quer através das pregações, quer dos devocionais.
Nestes 4 dias fomos desafiados a viver “De Pernas para o Ar”, inspirados pelos ensinos de Jesus aos Seus discípulos, nomeadamente nas Bem-Aventuranças. Na primeira noite, o pastor Hélio Rosa levou-nos a refletir nos primeiros 3 versículos de Mateus 5, e pensámos no que significa ser pobre de espírito. Felizes os infelizes? O que quer dizer isso? Depois, o pastor Tiago Pereira falou sobre a segunda bem-aventurança: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4). Seguidamente, a missionária Sara Rosa usou como exemplo a Parábola do Filho Pródigo para ilustrar o que significa ter fome e sede de justiça.
Na segunda-feira, depois de um tempo devocional em que refletimos na 2ª, 3ª e 4ª bem-aventuranças, a evangelista Katia Baía desafiou-nos a vivermos com um coração misericordioso e puro. Na última noite o pastor Daniel Pinheiro partilhou a Palavra de Deus, refletindo na penúltima bem-aventurança – que desafio! “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:9) Após o devocional da manhã em que lembrámos o que tínhamos falado no dia anterior, chegou a hora da última reunião. O pastor Acácio Baía falou acerca de sermos perseguidos como resultado de vivermos as segundo a vontade de Deus, resultado de todas as bem-aventuranças.
Logo na primeira noite, tivemos connosco o pastor Paulo Branco, Presidente da Direção Nacional da CADP, que falou da importância dos jovens buscarem a Deus nos retiros e das obras de melhoria que as instalações do Monte Esperança estão a ter.
Além dos cultos, tivemos duas tardes diferentes. Na tarde de domingo os grupos dos devocionais fizeram um concurso de destreza bíblica, onde os conhecimentos dos campistas foram testados. Na tarde de segunda-feira tivemos um painel com responsáveis de diversos ministérios ligados aos evangelismo e missões, que puderam partilhar o que fazem, como Deus os chamou e como as igrejas locais podem envolver os seus adolescentes e jovens para alcançar outros através desses ministérios.
Durante o dia, cerca de 260 pessoas estiveram no retiro completo. Nas noites recebemos mais de 200 convidados – jovens e adolescentes acompanhados pelos seus líderes. Todas as entradas para as noites e as ofertas levantadas tiveram um objetivo: ajudar o trabalho missionário da família Rosa, que está a preparar-se para ir até à Ilha do Sal, em Cabo Verde. Esta visão de contribuição para as missões tem sido constante, tendo o ADJ já recolhido mais de 2200€ para vários projetos missionários (DNM e AMAD) em apenas um ano, além de abençoar outros departamentos das Assembleias de Deus em Portugal, como o Lar de Betânia e a CAPU. Porque juntos podemos fazer mais e ser mais fortes!
Damos graças a Deus pelo trabalho de todos que tornou possível este retiro, pela confiança dos pais e pastores que enviaram os seus adolescentes e jovens. Oramos para que as sementes e os desafios lançados por Deus e pelo Seu Espírito possam dar fruto, em cada igreja local.
Equipa ADJ