O Departamento infantil Nacional da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal (DIN), foi criado para apoiar professores da Escola Dominical, educadores e pais de todas as igrejas do país, de forma que o amor de Deus chegue às crianças.
Sabemos que as crianças são Igreja (Mateus 19:14) e todos os dias novos desafios surgem, para isso, precisamos de estar preparados para o ensino, segundo a Palavra de Deus. O DIN esteve sensível às necessidades demonstradas e, por isso, facultou uma série de formações com temas pertinentes, dadas por especialistas nas áreas.
Iniciou em abril de 2022, onde Elsa Pereira (Licenciada e Doutorada em Sociologia) nos falou sobre “Ideologia de Género”, assunto que confronta as nossas crianças, por isso, recebemos ferramentas de forma a ajudá-las a dar a sua opinião com sabedoria. No mês seguinte, “Necessidades educativas especiais: motoras e sensoriais”, palestrado por Cláudia Martins (mestre na área de educação especial) foi um tempo de reflexão e esclarecimento de forma a acolhermos todas as crianças. Em junho, Miriam Pereira (Licenciada em design de comunicação) veio nos ensinar “Como realizar um Retiro de Crianças”, com todas as mudanças referentes à situação atual, foi fundamental relembrar alguns aspetos e ter novas opções. Em julho abordou-se “Como realizar um culto infantil”. Esta formação foi dada por Tânia Pinto (Mestre em Educação de Infância e Ensino do 1ºCEB) que ajudou a perceber que as crianças precisam de prestar culto a Deus. Em agosto, “Necessidades Educativas Especiais: intelectual e psíquica”, Eunice Paula (Licenciada em Educação de Infância e Mestre em intervenção precoce) manteve o foco na inclusão. Em setembro, “Autoimagem, autoconceito e autoestima da criança” pela Ana Ferreira (Licenciada em Psicologia e Doutorada em Ciências da Saúde) que nos fez refletir acerca de como a criança se vê, numa sociedade imperfeita em constante comparação. A Arlete Castro (Licenciada em Pedagogia e Mestre em Relação de ajuda e Intervenção Terapêutica) abordou, “Prevenção ao Abuso Sexual Infantil”. Como professores é-nos difícil lidar com esta situação, mas temos de saber agir. Em dezembro, Samuel Antunes (doutorado em Psicologia) falou-nos de “Gestão emocional: depressão e ansiedade na infância”. Cada vez mais vemos crianças a recorrerem a apoio psicológico e, por isso, é tão importante reconhecermos esta área.
Chegados ao fim do ano, só podemos agradecer, por cada momento. Acreditamos que aprendemos e que nos despertou a necessidade de melhorar o nosso ensino e cuidado direto a todas as crianças “…haja dedicação ao ensino” (Romanos 12:7).
Fonte: Novas de Alegria