Formação presencial do DIN com Mara Melnik

No dia 18 de março no Monte Esperança, em Fanhões, realizou-se uma formação para professores de Escola Dominical, EMRE, pais, avós e educadores. O DIN, Departamento Infantil Nacional da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, foi o departamento responsável por toda a organização e convidou a irmã Mara Melnik para transmitir conhecimentos aos participantes. Nesta formação estiveram presentes cerca de 310 pessoas que vieram de todo o país e de diferentes denominações.

A Mara falou de diversos assuntos começando por explicar como trabalhar com cada faixa etária, tendo em conta o tempo de concentração de cada uma e explicou algumas abordagens que podem ser feitas dando alguns exemplos de histórias que podem ser contadas. Mencionou a importância de usar todos os sentidos do corpo no momento de dar lição. No momento de contar histórias há que ter em conta o uso da voz, os recursos, etc.

Também falou da identidade das crianças e na importância de trabalhar diversos conteúdos como a prevenção contra o abuso sexual, prevenção para conteúdos nocivos na internet e proteção contra doutrinas seculares que distorcem a Palavra de Deus (como a identidade de género). A formadora ainda deu ferramentas para abordar as festas seculares (Carnaval, Halloween e festas dedicadas a santos). Para este trabalho é fundamental ensinar às crianças acerca do temor a Deus. Foi também aconselhado haver um trabalho em conjunto com os pais para alcançar esses objetivos.

À medida que dava os conteúdos, a formadora foi dando diversos exemplos de histórias que podem ser usadas e como usar os recursos visuais. Ainda mencionou a importância de haver um método de evangelismo e de como é fundamental apresentar regularmente o evangelho proporcionando a oportunidade de as crianças aceitarem Jesus.

Ao longo da formação Mara enriqueceu os formandos com inúmeras dicas, conselhos, experiências e testemunhos. Ressaltou a importância da preparação, dedicação, oração e dependência no Espírito em todo o trabalho infantil.

Além dos tempos de formação, houve tempo de louvor, consagração e oração, onde várias pessoas se comprometeram em servir mais e melhor no ministério infantil nas suas igrejas locais. Os inscritos ainda tiveram a possibilidade de adquirir livros da CAPU destinados a pais, professores e a crianças. Podiam ainda comprar livros escritos pela autora e materiais criados pelo DIN.

O DIN continua com o propósito de formar todos os pais e professores envolvidos no ministério infantil e por essa razão convida a todos os leitores interessados em participar nas formações online mensais (todas as primeiras segundas-feiras de cada mês). Além disso, o DIN está disponível para ajudar todos os que estão a trabalhar com crianças.

 

Raquel Viegas Pinheiro

Assessora DIN