“Deixai vir a mim os pequeninos…” disse, um dia, Jesus. É esta a frase que tem movido aqueles que estão envolvidos no ministério infantil. Professores de Escola Dominical, superintendentes, entre outros, fazem o seu melhor para que as crianças possam ir a Jesus tendo um encontro real com Ele. Fazia já, contudo, muito tempo, que estes sentiam necessidade de adquirir novos conhecimentos e estratégias para melhor servir O Mestre.
Assim sendo, o DIN (Departamento Infantil Nacional da CADP) escolheu o dia 15 de fevereiro do presente ano para a 1.ª formação de professores e superintendentes de Escola Dominical, com o tema “Pescadores de Crianças”.
Logo pela manhã, às 10h, a Assembleia de Deus de Coimbra estava preparada para receber os 240 professores, de todo o país, inscritos na formação. Todos com o mesmo objetivo: melhorar as suas práticas sem perder o foco da mensagem de Deus. A irmã Tânia Pinto, coordenadora do departamento, deu as boas-vindas a todos os presentes, transmitindo toda a felicidade e entusiamo que sentia, e com uma pequena dinâmica relembrou a cada um a importância de remarmos todos para o mesmo lado como professores e filhos de Deus. Logo de seguida, a irmã Joana Simões dirigiu o tempo de louvor de caráter também infantil.
Ao longo do dia, cada formador, de forma alternada, teve a missão de partilhar duas temáticas escolhidas previamente, através de um inquérito, pelos professores. A irmã Miriam Leite, Psicóloga Clínica no Lar de Betânia, focou-se na Psicologia do Desenvolvimento, onde abordou as principais caraterísticas de cada faixa-etária dos alunos da Escola Dominical. Por sua vez, o irmão Samuel Gonçalves, presbítero na Assembleia de Deus de São Miguel (Açores) e professor do 1º Ciclo do Ensino Básico, atravessou o Oceano Atlântico, e com o auxílio de diversificados recursos didáticos, colocou em prática o Evangelismo Criativo.
No final do dia, todos os professores sentiram que foi um dia repleto de (abençoada) aprendizagem, fortalecendo as suas redes de pesca que a seu tempo darão frutos em cada aluno de Escola Dominical. Foi possível perceber que existe, em Portugal, um grande número de “pescadores” com desejo de aprender, crescer e inovar para conseguirem, deste modo, alcançar as crianças, dentro e fora das paredes das casas de oração, para Jesus. O DIN ainda acrescentou que está ao dispor das igrejas e ministérios locais para ajudar fornecendo recursos e/ou formação na área da evangelização e discipulado infantil.
Encontre o DIN nas redes socias em www.facebook.com/din.cadp em www.instagram.com/din_cadp/
Ana Raquel Serafim
Porto