A 65ª Assembleia-geral da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal decorreu entre os dias 24 e 27 de maio, nas instalações do Monte Esperança, sob a temática “Desafios ministeriais”.
O orador convidado para ministrar a Palavra foi o pastor Nino Gonzalez. Nascido em Nova Iorque, de pais porto-riquenhos, é casado com Abigail Gonzalez e pai de três filhos. É ministro das Assembleias de Deus nos EUA há mais de 40 anos, tendo servido local, regional e nacionalmente em várias funções, com uma vasta experiência a servir a Deus no contexto hispânico, tendo sido superintendente do Distrito Multicultural da Flórida, das Assembleias de Deus dos EUA.
Os cerca de 180 participantes nesta Assembleia Geral puderam desfrutar dos excelentes tempos devocionais da manhã, reservadas para tempo de pregação da Palavra de Deus orientada para obreiros e membros dos ministérios das igrejas locais, momentos de oração, intercessão e louvor, dirigido por uma equipa multigeracional, representando várias regiões.
O pastor Nino Gonzalez pregou nos estudos da manhã, sempre com exemplos muito práticos e alguns testemunhos pessoais, com a interpretação do pastor Nicolás González, missionário argentino a servir como pastor na IVAD (Seixal). Na terça-feira falou acerca de “Ministros saudáveis, igrejas saudáveis” e na quarta-feira o tópico abordado foi “Como enfrentar as crises”. No penúltimo dia, o pastor Nino falou sobre a importância de passar a visão, mencionando que é necessário passar o legado para as gerações mais novas. Na sexta-feira, a partir de Êxodo 18:13-27, abordou o tema “Como delegar?”.
Os trabalhos institucionais habituais tiveram o seu lugar. Apresentaram-se os relatórios das atividades, pela Direção Nacional, em termos gerais e dos vários departamentos, assim como os planos de trabalho.
No contexto do Departamento Nacional de Missões (DNM), nomeadamente da Agência de Missões Internacionais das Assembleias de Deus (AMAD) foi apresentada a ampliação do projeto em Cabo Verde, cujo trabalho está a crescer. O pastor Hélio Rosa, a sua esposa Sara e os seus três filhos irão até à Ilha do Sal em substituição temporária do casal Duarte. Este período compreende os meses de agosto a início de outubro do corrente ano. Regressando, estarão disponíveis para visitar igrejas, para recolha de apoios até ao verão de 2023, altura em que o pastor João Paulo Duarte, e a sua esposa, Isabel, regressam a Portugal para fazer visitas às igrejas que os têm apoiado.
Depois de 18 anos à frente da CAPU servindo como Diretor Executivo, o pastor António Gonçalves deixou essas funções. Esta função passa a ser assumida pelo irmão António Silva, Presbítero da AD Vila Franca de Xira, após 15 anos a servir como assessor financeiro.
Também decorreram homenagens a vários obreiros. Foram homenageados, pelos 50 anos de ministério: pastor Eusébio e Luísa Tomaz; pastor António Vieito Antunes e Ana Maria Antunes; pastor Joaquim Castilho e Belarmina Castilho e pastor Joaquim Pedrosa Costa. Pelos 40 anos de ministério, foram homenageados o pastor Luís Valente e Filomena Correia; pastor Francisco Roque e Carlota Roque; pastor António Catarino e Joana Catarino. Os missionários Karsten Mantei e Catarina Mantei foram homenageados pelos 25 anos de ministério. A irmã Lídia Martins, secretária da CADP, foi homenageada também pelos 25 anos a servir o movimento.
Fonte: Novas de Alegria