Billy Graham (1918-2018)

Nascido a 7 de novembro de 1918, William Franklin “Billy” Graham Jr., mais conhecido como Billy Graham, faleceu no dia 21 de fevereiro de 2018, aos 99 anos, na sua casa em Montreat, na Carolina do Norte, EUA.

Graham será eternamente recordado como um dos principais evangelistas do século passado, grandemente usado por Deus para pregar a milhões de pessoas em todo o mundo sobre o amor de Cristo. Além disso, foi também conselheiro de vários presidentes dos EUA.

Vindo de uma família presbiteriana, segundo as suas próprias palavras na adolescência estava mais preocupado com raparigas e basebol, até ao dia em que ouviu uma pregação que o levou a ter um encontro pessoal com Cristo. Foi consagrado ao ministério em 1939 numa igreja batista, quatro anos antes de casar com Ruth Bell, filha de missionários que tinham estado na China. Pouco depois, decidiu obedecer à chamada de Deus para a sua vida, tornando-se um influente evangelista no mundo inteiro. Para tal, usou todos os meios possíveis para alcançar muitos para Cristo. Desde encher estádios, a programas de televisão e de rádio, até chegar à internet.

Ao longo do seu ministério público de 60 anos, estima-se que cerca de 77 milhões de pessoas o tenha visto pessoalmente e, no total, 215 milhões tenham tido acesso às suas pregações. Segundo a Associação Evangelística Billy Graham, pregou em 185 dos 195 países do mundo e levou a Cristo mais de 3 milhões de pessoas. Em 2013, quando completou 95 anos, gravou aquela que seria a sua última pregação para a campanha “Minha Esperança”.

Billy Graham terá estado em Portugal entre 30 de outubro e 3 de novembro de 1970. Reuniu-se com cerca de 200 líderes evangélicos a fim de projetar a realização de uma campanha evangelística no nosso país. Esteve agendada de facto uma campanha para o final da primavera de 1974. Em janeiro de 1974, a revista Novas de Alegria revela que “O Dr. Billy Graham já não realizará, no ano em curso, a anunciada campanha em Portugal”.

Mas o nosso país não ficou esquecido, e foi abençoado na década de 90 pela campanha transmitida via satélite para todo o mundo e, mais recentemente, pela campanha “Minha Esperança Portugal”. Um dos seus legados é a Associação Evangelística Billy Graham (Billy Graham Evangelistic Association) que atualmente encontra-se também em Portugal na preparação do Festival da Esperança que será nos dias 7 e 8 de abril no Campo Pequeno em Lisboa, em que o pregador principal será o seu filho, Franklin Graham.

Billy e Ruth tiveram 5 filhos, 19 netos e 28 bisnetos. A saúde de Billy Graham estava já bastante debilitada, devido à sua idade avançada, e inúmeros problemas de saúde. A sua mulher, Ruth, faleceu com 87 anos, a 14 de junho de 2007. Agora, Billy Graham juntou-se a ela.

Fontes: Aliança Evangélica Portuguesa; Associação Evangelística Billy Graham; Novas de Alegria



Mapa do Site

Redes Sociais

 

Convenção das Assembleias de Deus de Portugal © 2012
Workmove