Assembleia-geral de Primavera 2017

A 54ª Assembleia-geral da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal decorreu entre os dias 9 e 12 de maio, nas instalações do Monte Esperança, sob a temática das Estratégias de Crescimento, tendo como ênfase a Plantação de Igrejas.

Os cerca de 200 participantes nesta Assembleia Geral puderam desfrutar dos excelentes tempos devocionais da manhã que, além de momentos de oração, intercessão e louvor, contaram com excelentes estudos da Palavra de Deus. As meditações orientadas para os obreiros e membros dos ministérios locais nesta Assembleia Geral arrancaram na terça-feira de manhã com um dos oradores convidados, o pastor Juan Carlos Escobar, de Madrid, Presidente do Conselho Executivo da Federação das Assembleias de Deus em Espanha (FADE), que também pregou na quinta-feira. Na quarta-feira o pastor José Maria Romo, Coordenador do Projeto Visão e Alcance 2020 da FADE, foi o pregador. O pastor João Paulo Duarte, de Ovar, área de Aveiro, foi comissionado a transmitir a mensagem da Palavra de Deus na sexta-feira.

Os trabalhos institucionais habituais tiveram o seu lugar, destacando-se alguns pontos e eventos. Foi aprovada a assinatura de um novo protocolo entre a CAPU e a CPAD, com o objetivo de estabilizar e fazer expandir a nossa Casa Publicadora. No contexto do Departamento Nacional de Missões (DNM), o pastor João Paulo Vitorino Duarte, atualmente a servir a Deus em Ovar, área de Aveiro, apresentou o projeto missionário “Ligando Vidas”, para o qual esta família tem sentido o desafio da parte de Deus. Este projeto, que tem como grande foco Cabo Verde, pretende não apenas a plantação de uma igreja, mas também, numa cooperação estreita com a Convenção das Assembleias de Deus locais e a CADP, criar estruturas de apoio à formação teológica teórica e prática, numa parceria com o nosso Instituto Bíblico. Neste momento a família Duarte está a recolher apoios e numa fase de preparação para, a médio prazo, partir para o campo missionário em Cabo Verde. Pelo surgimento de projetos deste teor, do qual também damos como exemplo o “Semeadores da Alegria”, que o pastor Paulo Durão e a esposa Jéssica estão a efetivar na Guiné-Bissau, surge a necessidade de se criar uma estrutura de apoio dentro da CADP, que sirva como agência missionária para estes e outros projetos que venham a ser criados de futuro. Foi assim aprovada, durante esta Assembleia Geral, a criação de uma Agencia Missionária que sirva como departamento de missões transculturais da CADP.

A CAPU|CPAD Livraria Cristã teve a oportunidade de fazer a apresentação e sessão de autógrafos de dois livros com a presença dos respetivos autores. Na quarta-feira, dia 10, o pastor Juan Carlos Escobar apresentou o seu livro Profetas e Visionários, da CPAD. No dia 11, quinta-feira foi a vez de ser apresentado o livro Jesus Cristo, o Maior, editado pela Letras d’Ouro, da autoria do pastor Samuel Martins. Decorreu também na terça-feira um tempo especial de partilha e comunhão destinado a todas as servas de Deus presentes. Na quarta-feira da parte da tarde decorreram dois seminários, um acerca de “Implantação de Igrejas”, ministrado pelo pastor José Maria Romo, e outro com o tema “Potenciando a Liderança”, tendo como orador o pastor Juan Carlos Escobar.

Leia a reportagem completa na revista Novas de Alegria, agosto 2017

Mapa do Site